sexta-feira, 11 de março de 2011

“Febre coletiva” ganha reforço

Grandes empresas, como Claro e Ipiranga, lançam portais próprios com ofertas para compras coletivas
Publicado em 11/03/2011 
Grandes empresas começam, aos poucos, a aderir à mais recente febre da internet: os sites de compras coletivas. A rede de postos Ipiranga puxou a fila criando o Ipirangashop (www.ipirangashopcc.com.br), lançado simultaneamente em 20 cidades. Nesta semana foi a vez da operadora da celular Claro. A empresa anunciou que colocará no ar, em breve, um portal desse modelo, criado em parceria com o Groupon, líder mundial no segmento.
“Queremos expandir a experiência bem-sucedida de compras coletivas para nossos clientes, proporcionando acesso imediato a diversas ofertas com descontos agressivos”, diz a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife. A operadora promete descontos de até 90% em produtos e serviços nos segmentos de gastronomia, entretenimento e saúde, entre outros, além de ofertas exclusivas de aparelhos, planos de serviços e conteúdos para celulares.
Além do portal, a ideia é oferecer, em breve, uma interface mobile, disponível para 100% da sua base de clientes no país. “É uma oportunidade de aproveitar as vantagens e mobilidade do celular”, diz Fiamma.
O portal da rede Ipiranga recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e segue o modelo dos demais sites do segmento: a promoção fica no ar por um tempo determinado e só é validada quando um número mínimo de pessoas confirma o interesse nela. Se o número de compradores não for alcançado, o desconto perde sua validade. “O grande diferencial do portal é a dimensão nacional que ele oferece, além de abrir as portas para empresas de médio e grande porte”, diz o sócio e diretor de novos negócios da empresa, Daniel Deivisson.
Passagens
Ainda no ano passado, a companhia aérea TAM entrou nesse segmento por meio de uma parceria com o site ClickOn. A primeira venda coletiva oferecia passagens para a ponte aérea Rio-São Paulo com desconto de 67%.
Gigante
No Brasil, de acordo com a consultoria comScore, já são mais de 6 milhões de visitantes únicos por mês nos três maiores sites de compras coletivas – Groupon, Peixe Urbano e Click On –, que, juntos, respondem por 50% do segmento. Somente no segundo semestre de 2010, o volume de acessos subiu mais de 50%. Estimativas apontam para um total de cerca de 250 sites de compras coletivas, dos mais variados portes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário