domingo, 6 de março de 2011

Fórmula mágica não reduz peso!!!!

Fórmula mágica não reduz peso
Substâncias que garantem saciedade mais rápida e prometem inibir o apetite não garantem emagrecimento e podem prejudicar a saúde

Publicado em 06/03/2011 | RAFAELA BORTOLIN
Fale conosco
RSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letra
Alguns estão à venda em lojas, outros são encontrados no mercado negro e, mesmo sem qualquer orientação médica, podem ser comprados livremente pela internet. Os produtos com “fórmulas mágicas” que prometem aumentar a saciedade durante as refeições, rendendo emagrecimento rápido – e sem o mínimo esforço físico –, fazem tanto sucesso que, há duas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) causou polêmica ao abrir uma consulta pública sobre a possível proibição de algumas substâncias de remédios para perda de peso.

Para as pessoas que recorrem aos mais variados tipos de produtos na hora de emagrecer, os especialistas alertam que “ingredientes milagrosos” não resolvem o problema do excesso de peso. Pior: podem ter efeito contrário, adicionar uns quilos às medidas e, em casos mais graves, render até problemas de saúde. “É uma ilusão achar que um pó que promete acabar com a saciedade ou um comprimido de origem duvidosa que jura inibir o apetite vai ajudar na dieta. Dependendo da composição, eles podem ser bombas para o organismo”, comenta a nutricionista clínica Marilize Tamanini.

Saiba mais
Entenda como a Grelina e o Pyy funcionam no organismo
Dicas

Confira algumas sugestões de alimentação saudável que ajudam a ampliar a sensação de saciedade no organismo:

- Coma de três em três horas. Assim, seu estômago não fica totalmente vazio e você não sente tanta fome durante o dia.

- Faça pelo menos cinco refeições por dia. É comprovado: quem pula o café da manhã ou o almoço, passa beliscando ao longo do dia. E como o corpo precisa de certos nutrientes, a pessoa acaba procurando por alimentos mais calóricos para suprir essa necessidade rapidamente.

- Fuja das gorduras saturadas dos fast food e industrializados e prefira as gorduras insaturadas do azeite de oliva, óleo de cártamo, azeite de macadâmia e óleo de linhaça. Mas fique atento: esses produtos só fazem bem se não forem aquecidos. Do contrário, têm efeito inverso.

- Faça lanches intermediários entre as refeições. Prefira comer uma fruta e evite salgadinhos e biscoitos industrializados.

- Invista nas frutas oleaginosas. Duas a três nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são suficientes para matar a fome com qualidade. Não exagere, já que elas são bastante calóricas.

- Preste atenção no prato: evite comer em frente da tevê ou computador. Quando você não presta atenção no que come, ingere muito mais do que precisa.

- Coma devagar e mastigue bem o alimento. Essa é uma forma de estimular o estômago a mandar o comando de saciedade para o hipotálamo mais rapidamente.

- Beba pelo menos dois litros de água por dia. Às vezes, a sensação de fome esconde a necessidade de o corpo se hidratar e você come um pacote de biscoitos quando na verdade o que o organismo precisa é de um bom copo de água.

- Coma fibras e proteínas. Elas retardam o processo de digestão, o que deixa o estômago ocupado por mais tempo. Prefira frutas, verduras e alimentos na versão integral (pela quantidade de fibras) e leite, carne e derivados (pelas proteínas). Uma dica é começar a refeição pela salada, que ocupa o estômago e diminui a sensação de fome. Também é bom adicionar farelo de aveia, de trigo e outras farinhas integrais no almoço, o que facilita a digestão.

- Coma pouco. Cada vez que você come além da sua capacidade, mostra ao estômago que ele precisa se dilatar mais para comportar tudo o que você ingeriu. Com isso, ele se acostuma a precisar de cada vez mais alimentos até se sentir satisfeito.

Para fugir de ciladas, a recomendação é não cair nas propagandas. “Esse marketing exagerado pode esconder péssimos ingredientes. Se um produto promete que você vai perder 20 quilos em um mês sem fazer qualquer esforço, pode saber: ele é uma fraude e vai comprometer a sua saúde”, alerta. Na dúvida, o melhor é sempre procurar a orientação de um profissional e só utilizar produtos recomendados por um médico de confiança.

A médica nutróloga da Asso­­ciação Brasileira de Nutrologia (Abran) Marcella Garcez Duarte explica que, por enquanto, o problema preocupa médicos e autoridades no Brasil, mas não chega a ser alarmante. “Recen­­temente fui aos Estados Unidos e é impressionante a diversidade de produtos nesse sentido, seja antibióticos de uso controlado ou suplementos alimentares. Por aqui, felizmente, há um controle firme em relação a esse tipo de produto, então a situação não é tão grave”, considera Marcella.

Internet

O problema, segundo ela, está na internet. “Várias substâncias são proibidas no Brasil, mas basta entrar em qualquer site de busca e procurar por remédios para emagrecer para ver a quantidade de resultados. Muitos desses sites vendem pela internet e prometem resultados que nunca serão atingidos ou, pior, se forem atingidos, será a custo do comprometimento da saúde.”

Um exemplo desse tipo de produto é o Sensa Tastant, um pacote com cristais, lançado nos Estados Unidos no ano passado, que promete emagrecimento rápido ao adiantar a sensação de saciedade. Segundo a publicidade do produto, ele é eficaz porque realça o aroma e o sabor dos alimentos, o que faria com que o cérebro interpretasse que a pessoa comeu mais do que realmente ingeriu, matando a fome mais rápido. O mecanismo, segundo os especialistas brasileiros, não parece dos mais confiáveis.

“Se a proposta é gerar emagrecimento a partir disso, não vejo qualquer relação. O que nos sacia é o preenchimento do estômago, não o aroma ou a beleza do prato. Pelo contrário, quando o prato tem um cheiro muito bom ou é visualmente atraente, a pessoa tende a sentir mais vontade de comê-lo”, diz Andressa Miguel Leitão, médica endocrinologista do Hospital Nossa Senhora das Graças.

A fórmula do produto, segundo Marcella, mostra como ele não realiza todas as promessas feitas. “O site afirma que a composição é livre de calorias, mas ele é formado por maltodextrina, uma substância que tem 4 calorias a cada grama, tem corantes e uma série de substâncias que, contrariando o que fala a propaganda, são sintéticas e nada saudáveis, como sílica, um material usado para reter umidade em bolsas, malas e pastas.”

Outro problema é que ele não é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) – o equivalente norte-americano à Anvisa – e não tem trabalhos científicos que comprovem sua ação. “Assim como outros produtos, ele pode não fazer mal ao organismo, mas com certeza ilude as pessoas, que gastam dinheiro achando que vão perder peso em pouco tempo”, diz Marcella. Consultado, o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-PR) confirmou que não há pesquisas científicas com respaldo técnico sobre esse produto ou qualquer outro com atuação semelhante.

O que fazer

Para se saciar de maneira natural, sem prejudicar a saúde, a dica da nutricionista é investir em algumas dicas básicas. “A primeira é comer com qualidade. Se a pessoa inclui frutas, verduras e legumes em sua alimentação, opta por cereais integrais, come devagar, mastiga bem os alimentos e não troca o prato de arroz, feijão, salada e carne no almoço por um sanduíche, tem grandes chances de se alimentar na medida certa”, recomenda Marcella.

Também é importante abandonar o fast food e os refrigerantes. “Eles promovem um estufamento, mas são calorias vazias que passam rapidamente pelo estômago, levam pouquíssimo tempo para serem absorvidas e fazem com que o organismo queira mais alimento e em pouco tempo”, diz Marilize. O mesmo processo acontece com pães brancos, massas e doces. “Por isso é quase impossível comer um bombom só no meio da tarde.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Interatividade

Você já fez uso de emagrecedores? Conte sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário