segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curitiba terá programa que coibe fraudes no seguro-desemprego, diz Lupi !

O ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, disse hoje (20), em Curitiba, que em julho deverá ser implantado na capital paranaense o Programa Mais Emprego, que vai oferecer oportunidades de novos empregos aos requerentes do seguro-desemprego. Um dos objetivos, segundo Lupi, é diminuir o número de fraudes no benefício que acontecem mediante acordos ilegais entre patrões e empregados. “Sabemos que existem muitas fraudes tanto no seguro-desemprego quanto no Fundo de Garantia. O empregado vai e pede para o patrão demití-lo só para ele conseguir sacar o FGTS e receber as cinco parcelas do seguro-desemprego. Enquanto isso, continua trabalhando no mesmo emprego. Isso é safadeza” afirmou Lupi, em Curitiba.

O programa Mais Emprego, que une o Seguro-Desemprego ao Sistema Nacional do Emprego, estabelece que, para receber o seguro, o trabalhador demitido tem que passar antes na Agência do trabalhador. Lá, ele é encaminhado para três empresas que tenham vaga na área profissional dele. Caso o trabalhador não consiga a colocação ou não queira nenhuma das vagas nas três empresas é que pode receber o seguro-desemprego. A ideia é evitar que se burle o programa a partir de acordos em que o patrão demite o trabalhador, que continua a trabalhar sem carteira assinada e passa a receber o seguro.

O programa já foi implantado em algumas capitais em paralelo a implementação de um novo modelo de qualificação profissional para trabalhadores beneficiários do Seguro-Desemprego. As centrais sindicais criticam a medida e alegam que essa é uma forma de complicar um direito do trabalhador. Lupi não concorda e diz que o governo federal está investindo em qualificação profissional. "As empresas estão contratando mais do que demitindo, mas não deixaram de demitir, e estão demitindo mais do que nunca. Quanto mais aquecido estiver o mercado, maior será a rotatividade de mão-de-obra, e mais benefícios de Seguro-Desemprego teremos que pagar. Por isso defendo que o trabalhador beneficiário do seguro seja obrigado a participar de cursos de qualificação, que o Ministério da Educação está desenvolvendo", disse Lupi.

O ministro Lupi veio a Curitiba para participar da cerimônia de posse do ex-deputado Neivo Beraldin (PDT), como que assumiu a Superintendência Regional do Trabalho no Paraná.

Convite Fruet

Ao ser questionado pelos repórteres presentes no evento se conta com a ida do ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) para disputar a prefeitura de Curitiba em 2012 pelo PDT, Lupi, que é também presidente nacional do partido disse: “O convite já foi feito lá atrás e está de pé. Só depende dele”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário